Transferência de gordura, também chamada de enxerto de gordura, injeções de gordura e lipofilling, é um procedimento que usa a própria gordura de uma pessoa para preencher irregularidades e sulcos. Esta é agora uma técnica bem estabelecida, que foi aperfeiçoada no início dos anos noventa sendo hoje um procedimento previsível.
Indicações estéticas para usar o lipofilling incluem: bochechas afundadas, o desaparecimento de gordura das bochechas, sulcos profundos em extensão desde o nariz até os cantos da boca, e em alguns casos de linhas entre as pálpebras inferiores e na face. Também é um dos métodos mais comuns utilizados para o aumento dos lábios. Além disso, lipofilling pode ser usado para suavizar todos os tipos de irregularidades, tais como os resultantes lipoaspiração prévia ou mesmo de lesões.
A gordura necessária para uma lipoescultura limitada é obtida através de um ou mais incisões de 3 a 5 mm. É normalmente retirada do abdómen ou coxa. A gordura aspirada , é processada por centrifugação, filtração ou lavagem. O resultado é um tecido adiposo líquido puro pronto para a injecção.
A gordura é então injetada nos locais necessários. A gordura é distribuída uniformemente na zona receptora ,injetando quantidades mínimas nos tecidos, de modo a que a gordura injetada é bem circundada por tecido saudável e bem irrigado. Isto assegura que a gordura transplantada permaneça em contato com os tecidos vizinhos, fornecendo assim, oxigénio e nutrientes.
Cerca de uma hora, dependendo do tamanho das áreas a ser tratadas.
Infiltração de anestesia local na zona de dadora e na área a ser tratada.
Procedimento hospitalar. Alta poderá ser horas após o procedimento ou no dia seguinte a cirurgia, a depender da avaliação pós operatória.
Área doadora: hematomas, inchaço, sensibilidade, 24 horas após o efeito do anestésico. Área tratada: Hematomas, inchaço (principalmente nos lábios, se tratados), e sensibilidade. As áreas que foram tratados estarão bastante inchadas imediatamente após a operação, especialmente os lábios, se tiverem sido tratados. Por conseguinte, é importante o uso de frio local nas primeiras horas, para minimizar o inchaço. O frio local pode ser por meio de um saco com cubos de gêlo e água internamente.
O inchaço vai aumentar até cerca de três dias, mas, em seguida, diminui gradualmente. Após cerca de uma semana a dez dias, o paciente se sente confiante em sair e retomar uma vida social normal. Se alguma equimose aparecer, eles permanecerão visível por um periodo um pouco maior, mas podem ser bem escondida com maquiagem.
Os pacientes devem fazer um controle com o cirurgião depois de cinco a sete dias e, novamente, três semanas mais tarde. Neste periodo, a maior parte do inchaço já diminuiu, mas a correção ainda pode parecer um pouco exagerada. Cirurgiões geralmente hipercorrigem, o que significa injetar mais gordura do que é realmente necessário, pois 25 a 30% das células de gordura transplantados não sobrevivem. O resultado final é avaliado depois de três meses. O cirurgião irá, em seguida, tirar fotografias para ser comparado com as fotos antes do procedimento. Uma segunda sessão de enxertia pode ser agendada para o início de qualquer falta de volume.
Assimetria, irregularidades, hipercorreção e infecção.
O inchaço normalmente diminui a partir do terceiro dia, e atividades sociais pode ser reiniciadas após uma semana, às vezes com a ajuda de algum make-up.
Correção de rugas profundas e sulcos. Correção das irregularidades tratadas e depressões. Aumento de volume das áreas tratadas, como as maçãs do rosto, bochechas e queixo. Melhoria da qualidade da pele sobrejacente pode ser um efeito colateral positivo. Depois que o corpo absorve um percentual de gordura (entre 20 e 50%), a correcção pode ser considerada definitiva.