Parto, gravidez, alterações de peso e envelhecimento podem deixar os músculos e os tecidos vaginais relaxados, esticados, lacerados, podendo se sobressair a partir da abertura vaginal. Estas preocupações podem ser reparadas com cirurgia de rejuvenescimento vaginal, também chamado de aperto vaginal ou vaginoplastia. Através de uma incisão no períneo (na área entre a abertura da vagina e ânus), o cirurgião pode remover o excesso de pele e tecido, apertar toda a extensão do canal vaginal e reduzir o tamanho da abertura vaginal.
Este procedimento é muitas vezes combinada com redução de lábios, que envolve a remodelação dos bordos dilatados da vulva.
Uma a duas horas.
A anestesia geral é normalmente escolhida para obter melhores resultados e maior conforto do paciente.
Este é um procedimento hospitalar, com alta no dia seguine a cirurgia. Em alguns casos, após avaliação pós operatória ,o paciente pode receber alta no mesmo dia após a recuperação da anestesia.
Os riscos incluem infecção, hemorragia, dormência, dor durante a relação sexual, perda de sensibilidade, e cicatrizes.
Os pacientes geralmente experimentam inchaço e desconforto transitório nos primeiros dias. Em geral podem retornar ao trabalho dentro de duas semanas e devem limitar a atividade física durante seis a doze semanas. Atividade sexual pode ser retomada após cerca de seis semanas.
Pacientes desfrutam de aumento da auto-confiança, conforto e maior satisfação sexual.