A cirurgia de redução de pequenos lábios ou labioplastia, é uma remodelação dos bordos internos alargados da vulva. Alargamento dos pequenos lábios podem ser aparentes desde a infância, mas na maioria das vezes ela é adquirida, causada pelo parto, idade ou infecção. Pode incomodar o paciente de um modo funcional (vestindo roupas, durante a prática desportiva) ou de uma forma estética. O procedimento remove a pele e mucosa, de forma que a cicatriz é pouco visível. O processo pode ser combinado com uma redução do capuz do clitóris (remoção do excesso de pele à volta do clitóris) e cirurgia dos grandes lábios.
O procedimento normalmente demora entre uma a três horas, dependendo do fato de ser realizado com procedimentos adicionais.
Anestesia local com sedação ou regional (peridural) ou geral.
O paciente pode deixar a instalação cirúrgica no mesmo dia após a recuperação da anestesia. Possíveis efeitos colaterais Quando técnica meticulosa é aplicada, o processo é sem efeitos colaterais importantes. Às vezes (< 5% dos casos) deiscência da ferida pode ocorrer, mas a cura com cuidados locais resolve o problema. Em alguns pacientes, a cicatriz tende a alargar, o que pode ser corrigido mais tarde.
Sem riscos importantes correlacionados com este tipo de cirurgia.
A área pode estar inchada durante 4-6 semanas. Dependendo da técnica, pode haver uma diferença de cor que tende a desvanecer-se depois de algum tempo. Voltar a trabalhar é possível depois de uma semana. A atividade sexual é permitida após seis a oito semanas.
Com boa técnica cirúrgica, os resultados são muito satisfatórios, com uma imagem corporal melhor e maior conforto físico.